Procedimentos Bariátricos e a Importância da Mastigação

Um dos passos  importantes da  reeducação alimentar é a mastigação.

Mas porque mastigar corretamente?

Podemos dizer que o processo digestivo tem início na boca. O alimento vai ser triturado em pequenos pedaços pelos dentes e misturado à saliva.

Na saliva existe uma enzima, que é responsável por iniciar a digestão dos carboidratos. Da boca, o alimento que deve estar bem triturado, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde vai sofrer a ação do ácido clorídrico e enzimas digestivas.

O próximo passo é a chegada no intestino.

Quando temos o péssimo hábito da rápida mastigação, os dentes não trituram bem os alimentos, a saliva não vai agir adequadamente e a enzima existente na saliva não vai realizar corretamente sua função na digestão dos carboidratos.

Ao engolir,  pedaços grandes de alimentos chegam ao estômago. Este órgão não tem dentes e vai ter que aumentar o seu trabalho para continuar com o processo de digestão. Isto pode levar a pirose (azia), empachamento, dor e desconforto abdominal,  fermentação e produção excessiva de gases.

Em pessoas que pretendem passar ou já passaram por cirurgia bariátrica, a necessidade de uma boa mastigação é de grande importância.

Pelo fato da cirurgia reduzir consideravelmente o diâmetro do estomago, é necessário ingerir uma menor quantidade de alimento e mastigá-lo muito bem para se evitar possível impactação do bolo alimentar.

A correta mastigação, também é fundamental em pacientes que desejam perda de peso, quer seja com tratamento clínico ou balão gástrico.

Sendo assim, a avaliação da saúde bucal é de suma importância para o desenvolvimento de uma boa mastigação. Reabilitar  áreas onde os dentes foram perdidos é fundamental para exercer uma boa mastigação.

Credibilidade

Credibilidade


Av. Américo Buaiz, 501,
Ed. Victoria Office Tower
Torre Leste – Sala 209
Enseada do Suá – Vitória – ES
CEP: 29.050-911
Fone: 55 27 3029-0503

Copyright © 2021.

Desenvolvido por RMachado