Prevenção – Auto Exame – Higiene Bucal
A prevenção de problemas bucais como a cárie doença periodontal, cancer bucal depende fatores que envolvem profissional e paciente.
A motivação individual e a capacidade do cirurgião dentista em repassar conhecimento e influenciar na manutenção da saúde bucal é fundamental no processo de prevenção.
Visite o dentista regularmente. Crianças também devem visitar o dentista.
O acompanhamento por profissinal desde cedo, irá influenciar diretamente o indivíduo em sua formação e conduta para com a sua saúde bucal.
Problemas de ordem dentária,ortopédica e funcional podem ser detectadas logo cedo pelo cirurgião-dentista, e isto pode significar um ganho inimaginável em tempo, dinheiro, conforto e para o sucesso do tratamento.
O câncer de boca é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil e afeta principalmente os homens acima de 45 anos. No entanto, a incidência em mulheres que possuem os hábitos considerados de risco está aumentando.
O Câncer bucal tem cura, principalmente quando diagnosticado no início.
Realizando o Auto-Exame da Boca e consultando o profissional cirurgião- dentista as chances de descobrir a doença precocemente são grandes.
Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.
Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes.
Nos casos de câncer de lábio, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.
O câncer de boca aparece geralmente como uma ulceração (ferida) com as bordas elevadas. Pode apresentar-se também com coloração branca e/ou vermelha.
Essa ferida, no início, não dói e não cicatriza.
Qualquer alteração de cor ou volume deve ser examinada pelo dentista, bem como dificuldade em falar ou engolir.
A principal forma de se detectar o câncer de boca é através do auto-exame de boca.
Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o dentista que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de um pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação do diagnóstico.
O tratamento é feito basicamente através de cirurgia, associada ou não a quimioterapia e radioterapia.
Todas as regiões da boca devem ser examinadas. Com ajuda de um espelho em em um ambiente bem iluminado procure observar:
• deixe de fumar;
• não beba em excesso;
• proteja os lábios e a pele contra os raios de sol;
• alimente-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes;
• execute o autoexame todo mês;
• procure o dentista se tiver alguma dúvida ou notar qualquer alteração.
A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais.
Para realizar uma boa escovação a escova deve apresentar cabeça pequena, cerdas macias e sua troca deve ser periódica (mensal ou bimestral)
Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e o uso do fio dental é de fundamental importância neste processo.
Em casos específicos como o de portadores de próteses fixas, próteses sobre implantes, aparelhos ortodônticos e de espaços provenientes de perda gengival o uso de escova interdental se faz necessário para a correta higienização.
Aparelhos de jatos de água para higiene bucal, quando corretamente utilizados, possuem grande poder de limpeza, superando o uso do fio dental.
De posse de uma escova de cabeça pequena e macia ou extra-macia aplique pequena quantidade de pasta dental;
Aparelhos de jatos de água para higiene bucal, quando corretamente utilizados, possuem grande poder de limpeza, superando o uso do fio dental.
Nas consultas periódicas ao dentista, sempre que recomendado pelo profissional, deve ser realizado uma higienização com o uso de aparelhos específicos, como jato de bicarbonato de cálcio e ultrassom.
Tais aparelhos removem o tártaro e a placa bacteriana com eficiência e eficácia.