Infarto e Doença Periodontal

Inflamações crônicas na gengiva podem causar infarto do miocárdio. Parece estranho, mas pesquisas feitas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, mostram que bactérias acumuladas, causadas pela infecção nas gengivas, podem migrar para a circulação sangüínea e afetar as artérias coronarianas.

Além disso, as bactérias podem gerar uma maior produção de proteínas que facilitam a adesão de gordura no organismo, o que contribui para as doenças do coração.

Por causa disso, especialistas alertam para a necessidade de uma correta higienização bucal.

Medidas simples como a escovação de dentes adequada após cada refeição e o uso do fio dental podem ajudar a prevenir o problema.

De forma indireta, a doença periodontal – como é chamada a inflamação crônica na área do periondonto, que circunda os dentes , também pode acarretar problemas cardíacos.

A inflamação acarreta perda de dentes e, caso não haja uso de prótese, o paciente passa a ingerir alimentos pastosos e geralmente mais gordurosos.

Com a dieta rica em gordura, o indivíduo acaba ganhando peso e a obesidade é outro fator de risco para o infarte.

Estudos mostram que, hoje, cerca de 80% dos pacientes que apresentam doenças do coração têm problemas periodontais.

Além disso, pessoas com mais de 30% dos dentes comprometidos com a doença periodontal apresentam maior risco de sofrer problemas cardiovasculares.

Credibilidade

Credibilidade


Av. Américo Buaiz, 501,
Ed. Victoria Office Tower
Torre Leste – Sala 209
Enseada do Suá – Vitória – ES
CEP: 29.050-911
Fone: 55 27 3029-0503

Copyright © 2021.

Desenvolvido por RMachado