Estética do Sorriso

Próteses – Restaurações Estéticas – Porcelanas


Perder um dente é uma condição preocupante e que requer reparação.

Além de prejudicar o processo de mastigação a perda dentária pode gerar grande desconforto psicológico devido à imagem “negativa” que tal perda ocasiona ao indivíduo.

Sentir-se “feio” e “impedido” de sorrir é uma condição prejudicial a qualquer pessoa.

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando desequilíbrio nas arcadas dentárias.

Também se dá a reabsorção do osso alvéolar, que é o osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes.

Esta reabsorção é gradual ao londo do tempo. A longo prazo pode gerar problemas no perfil facial, como queixo e nariz alongados, e diminuição dos lábios. Problemas fonéticos (com a fala) também podem ser observados.

Para reabilitar a função mastigatória e restaurar a estética e fonética, buscando sempre minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as próteses dentárias.

As próteses dentárias podem ser removíveis (o paciente pode tirar sempre que desejar) , ou fixas (só pode ser removida pelo cirurgião-dentista).

As próteses podem ser parciais ou totais (as próteses fixas totais só podem existir no caso do uso de implantes).

Prótese removível

As próteses removíveis podem ser parciais e totais.  

As Próteses Parciais Removíveis (PPR) podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica (armação) e outra parte em acrílico.

A função destas próteses é restaurar um ou mais dentes e também o volume de gengiva perdido (reabsorção óssea)

Com o uso dos implantes dentários, as próteses parciais removíveis que antes eram uma opção apenas de longo prazo, passaram a ter um caráter também temporário.


Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam.

Seu apoio é feito pelos dentes presentes e os tecidos moles (gengiva)

Prótese Total

As Próteses Totais Removíveis (PTR) são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes.

São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea. Sua retenção na boca é dada pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais.

No caso da prótese total superior tem-se ainda o acréscimo do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca). Devido a este complemento as próteses totais superiores possuem melhor retenção e conforto que as próteses totais inferiores.

A retenção em boca é sempre bastante prejudicada em condições onde há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.

Prótese Fixa


As próteses fixas são constituídas basicamente por coroas e pontes.

As coroas são como capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Para isto é necessário a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir sobre o qual será cimentada tal coroa.

Quando faltam um ou mais dentes mas existem dentes ao lado desse espaço, pode-se fazer uma ponte fixa.

A ponte fixa é uma prótese destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados ponticos. 

Como o pôntico está ligado aos dentes ao seu lado, o uso do fio dental só é viável com a utlilização de um instrumento chamado passa-fio. Este produto é comumente encontrado à venda em farmácias.

Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária.

É preciso não confundir estes trabalhos com as coroas acrílicas (os chamados provisórios) que por vezes são aplicadas pelos dentistas com objectivo temporário e não têm qualificação nenhuma para serem consideradas como um tipo de restauração fixa de permanente (longo prazo).

As coroas e pontes são feitas com uma estrutura interna em cerâmica de alta resistência ou zircônia, que lhes dá robustez. Posteriormente são recobertas de cerâmica altamente estética, com a tonalidade dos dentes do paciente.

Apesar de seu emprego ser cada vez menor, tais estruturas internas também poderão ser feitas de metal.

Restaurações Estéticas

Apesar de serem reabilitações em uma pequena parte do dente, as restaurações estéticas também são próteses.

Tais reabilitações, de acordo com a indicação do profissional, podem ser realizadas em resinas ou porcelanas.

Em casos menos complexos tais restaurações podem ser realizadas diretamente sobre o dente, sem a necessidade de moldagem e envio ao laboratório de prótese. Estas restaurações são chamadas de restaurações diretas.

Quando é necessário a moldagem e o envio ao laboratório de prótese para a confecção da restauração, são chamadas de restaurações indiretas.

As restaurações em porcelana só podem ser realizadas de forma indireta.

Credibilidade

Credibilidade


Av. Américo Buaiz, 501,
Ed. Victoria Office Tower
Torre Leste – Sala 209
Enseada do Suá – Vitória – ES
CEP: 29.050-911
Fone: 55 27 3029-0503

Copyright © 2021.

Desenvolvido por RMachado