Diabetes e Saúde Bucal

A diabetes e a saúde bucal

Recentes pesquisas sugerem relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla.

As doenças gengivais podem ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes. (Mealey, BL. Periodontal disease and diabetes: A two-way street. Journal of the American Dental Association. October 2006.)

Tais pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite e periodontite.

Os diabéticos geralmente são mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Se os níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, é maior a chance de desenvolver gengivite e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabete.

Como todas as infecções, a gengivite pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e torna a diabete mais difícil de ser controlada.

Outros problemas bucais relacionados com a diabete são: candidíase (sapinho- uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), xerostomia (boca seca), aftas, úlceras, infecções e cáries.

Para evitar problemas bucais decorrentes da diabetes:

O que é Diabetes?

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

O pancreas é o órgão  responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Este hormônio é responsável pela regulação da glicemia (nível de glicose no sangue).

Se a quantidade de insulina disponível é insuficiente, ou se as células respondem mal aos efeitos da insulina (insensibilidade ou resistência à insulina), ou se a própria insulina está defeituosa, a glicose não será administrada corretamente pelas células do corpo.

Principais Sinais e Sintomas

Outros sintomas importantes

Diagnóstico

O diagnóstico do diabetes é realizado por um médico endocrinologista através de consulta e análise do exame de glicemia em jejum.

A anormalidade na glicemia de jejum está presente, quando a glicemia em jejum é > = a 110mg/dl e < que 126 mg/dl. 

Tipos de diabetes

Diabetes mellitus tipo 1, a diabetes mellitus tipos 2 e a diabetes gestacional.

tipo 1 é caracterizado pela dependência da insulina que deve ser injetado. Esta forma de diabetes é diagnosticado em geral durante a infância.

O diabetes mellitus tipo 2, surge como consequência de uma produção insuficiente de insulina ou resistência do organismo à sua ação.

Esta forma de diabetes se desenvolve ao londo da vida adulta e está geralmente associada à obesidade, sedentarismo, dislipidemia (elevados níveis de gordura no sangue) e hipertensão arterial.

O diabetes gestacional é semelhante ao diabetes tipo 2 e tem grande relação com uma deficiência de receptores de insulina (prévia a gestação). As mulheres que desenvolvem esta forma de diabetes, são aquelas com sobrepeso ou obesidade.

Causas do Diabetes

Entre as causas do diabetes tipo 1 estão;

A pricipal causa do diabetes tipo 2 é a hereditariedade, contudo há também alguns fatores de risco que estão ligados à doenca, entre eles:

Tratamento

A diabetes tipo 1, como o pâncreas não produz insulina, e este é um hormônio essencial à vida, o tratamento é necessariamente com reposição de insulina.

diabetes mellitus (tipo 2) é uma doença crônica, sem cura por tratamentos convencionais, contudo é uma patologia que pode ser contolada.

O tratamento (controle) da diabetes é baseado em cinco conceitos:

Já a diabetes gestacional tem como tratamento a dieta e exercício. Nos poucos casos em que a dieta e o exercício não são suficientes para o controle glicêmico, o tratamento é realizado com insulina

Credibilidade

Credibilidade


Av. Américo Buaiz, 501,
Ed. Victoria Office Tower
Torre Leste – Sala 209
Enseada do Suá – Vitória – ES
CEP: 29.050-911
Fone: 55 27 3029-0503

Copyright © 2021.

Desenvolvido por RMachado